Tocantins recebe autoridade da Secretaria de Estado de Saúde para palestra

DATA: 05-06-2023

Tocantins recebe autoridade da Secretaria de Estado de Saúde para palestra

A Secretaria de Saúde promoveu uma palestra sobre combate ao mosquito Aedes Aegypti ministrada pela maior autoridade da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais no controle de vetores, Dionísio Pacceli, mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A ação foi voltada para servidores da Atenção Primária à Saúde e de Endemias e contou com mais de 60 pessoas, incluindo participantes de cidades vizinhas.

Atuando há 40 anos no combate ao Aedes, com passagens desde o serviço de campo a órgãos gestores, Dionísio Pacceli ressaltou que o enfrentamento das arboviroses deve ser direcionado para educação e comunicação, e que este é um desafio tanto para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), como dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), que devem trabalhar de forma integrada.

O coordenador de Endemias, Deleon Silva, destacou a importância da palestra: “Solicitei que ele viesse ao nosso município, porque ele traz uma abordagem diferenciada sobre o Aedes, tem uma bagagem muito extensa e valiosa neste campo”.