Charola de São Sebastião Cristo Rei

DATA: 02-02-2024

Neste dia de São Sebastião, vamos conhecer um pouco mais sobre a Charola de São Sebastião Cristo Rei?

Patrimônio Cultural Imaterial Registrado de Tocantins, o grupo é formado por cantadores e tocadores, mestres detentores do saber como os senhores: Hilton Olímpio (nosso popular Nem), Edmar Nogueira, Lusmar Olimpío, Celinho, Antônio Faria e outros mais.

Com vestimenta nas cores vermelha e branca - cores de São Sebastião - o grupo se apresenta em diversas festas do município, difundindo essa tradição.

Atualmente, o Conselho do Patrimônio Cultural, em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo e Secretaria de Educação, criou e incentiva os trabalhos de conhecimento e difusão da Charola junto às escolas da Rede Municipal, por meio de eventos, participações e apresentações, na intenção de que este seja um patrimônio preservado plenamente.

"No ano de 2023 tivemos uma apresentação dos "Charoleiros do Amanhã" levando esta tradição ao cotidiano de nossos alunos como uma forma de educação para o patrimônio e perpetuação da tradição e saberes." Comentou Wallace, Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Importante ressaltar que, por meio dos recursos e incentivos da Lei Paulo Gustavo, um curta metragem sobre a Charola está sendo produzido pelo artista tocantinense, Antônio Coutinho.

Você já viu uma apresentação da Charola de São Sebastião?
Então, conte pra gente como foi: